
-
Arquitetos: Norberto Nenninger, Paola Salaberri, Pedro Ignacio Yáñez
- Área: 190 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Pedro Ignacio Yáñez, Pedro Ignacio Yáñez

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surge a partir de um cliente que, após a pandemia de COVID-19, decide vender seu apartamento no centro e mudar-se para um condomínio na zona norte da grande Buenos Aires.


Em geral, as casas desses bairros tendem a maximizar o potencial construtivo dos lotes, resultando em residências de dois andares destinadas a famílias. Neste caso, porém, o cliente era uma pessoa solteira, o que permitiu um programa relativamente simples: uma suíte, um escritório e uma área social ampla o suficiente para receber muitos amigos. Uma galeria com churrasqueira e uma piscina adequada para natação completaram o projeto.

A casa apresentava, então, duas escalas ou momentos: o das reuniões com amigos, onde a mesma deveria funcionar quase como um clube, e o da intimidade, onde a casa era habitada por uma pessoa só.

Definiu-se, então, que a casa teria dois níveis correspondentes a essas duas escalas, mas unidos sob uma única cobertura plana e contínua: três metros e cinquenta de pé-direito para as áreas sociais e dois metros e sessenta para o dormitório. A diferença entre os níveis é vencida por uma pequena escada que se projeta também para o exterior, formando um terraço com vista para o pôr do sol sobre o lago e configurando a borda da piscina, cuja escada de acesso é integrada a esse conjunto, porém com degraus de menor altura.


O projeto buscou resolver o programa com a menor quantidade possível de elementos e materiais. O concreto conforma a peça que molda a plataforma da casa; a madeira estrutura as paredes e o teto; e o metal sustenta a cobertura. O vidro define o fechamento perimetral e, por fim, uma série de cortinas verticais atua como filtro entre o interior e o exterior.























